segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Está na hora de criar uma senha segura







Senhas são os “bens” mais importantes dos usuários. Apesar de muitos discordarem, e ainda afirmarem que são os dados, os passwords impedem o roubo das preciosas informações, que vão desde o último projeto secreto da empresa até os e-mails apaixonados daquele colega de serviço.


A tela de login é a porta de entrada da sua máquina, rede social e caixa de mensagens. Você “trancaria” a porta da sua casa com linha 10 de soltar pipa e um nó de marinheiro? Provavelmente não. Espero…

Para que você não tenha mais essa impressão, o melhor é procurar senhas mais seguras que, junto com usuário e sistema de login, vai funcionar como uma trava para o seu patrimônio digital.

O primeiro passo é esquecer tudo o que é sequencial. O famoso 123456 ou 12345 estão fora de questão. Ouviu falar dos 32 milhões de senhas expostas no site RockYou? Então, essas são as duas mais utilizadas pelos usuários do serviço. Quem garante que a mesma “técnica avançada” não é utilizada para outros sites e sistemas?

Segundo o Computer Emergency Readiness Team (CERT), algumas precauções e procedimentos devem ser adotados para criar um password seguro:

- Não utilize informações pessoais que podem ser acessadas facilmente como nome de parentes próximos, datas de aniversário e endereço de residência.

- Não use palavras retiradas de dicionários de qualquer língua. Existem sistemas que são especializados em testar conteúdo de publicações inteiras para encontrar uma brecha.

- Elabore formas de lembrar senhas complexas. Professores de cursinho utilizam músicas para lembrar fórmulas matemáticas, por exemplo. O mesmo pode funcionar com você, só não saia cantarolando por aí.

- Use sempre maiúsculas e minúsculas na hora de criar a senha. A maioria dos sistemas consegue interpretar essa “sutileza”. È interessante fazer uso do recurso.

- Utilize combinações de letras, números e caracteres especiais. Pode parecer confuso, mas é bem seguro.

- Se o sistema permitir, utilize frases como senhas.

- Utilize senhas diferentes para sistemas e serviços diferentes. Pode parecer complicado para muita gente, mas vale o esforço.

Outra coisa importante: se você anotar a sua senha em algum lugar, NUNCA a deixe colada em um post-it na tela do PC ou na agenda que fica o dia inteiro na sua mesa. Sim, parece ridículo falar isso, mas “better safe than sorry’


Simple tips for better web password security from Sophos Labs on Vimeo.



Simple tips for better web password security from Sophos Labs on Vimeo.

E você, como monta suas senhas?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Qual o melhor antivírus gratuito ?

Esta é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos internautas que precisam instalar um bom antivírus para proteger o PC.




Para o trabalho, o pessoal do INFOLAB baixou os seis antivírus gratuitos mais conhecidos da web. Em seguida, infectou um PC com um pacote com 2.019 vírus da atualidade (daqueles que apagam arquivos, roubam senhas e deixam o computador sem funcionar direito).

Feito o serviço, o segundo passo foi acompanhar o desempenho do antivírus para identificar e aniquilar as pragas digitais e, também, verificar o consumo de memória que cada um deles exige durante a varredura nos discos do PC. A interface, a facilidade de uso e os recursos dos programas também foram avaliados.

Pois bem, testes feitos. Abaixo, o Download INFO apresenta o resultado:

1º - Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.

2 º - Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.

3 ºAVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.

Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.

Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.

PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cursos Gratuitos de T.I

Muita gente não sabe, mas a Fundação Bradesco, por meio de seu projeto Escol@ Virtual, oferece uma gama de cursos de T.I. gratuitamente. Dentre os cursos oferecidos, encontram-se os cursos CCNA e CCNP! A Fundação é uma Academia oficial Cisco, e oferece estes cursos GRATUITAMENTE desde 2001. Não conheço pessoalmente os cursos oferecidos, mas conheço pessoas que já passaram por eles, e elas não poupam elogios.

É claro que existe uma espera, dependendo da cidade onde você deseja fazer o curso, mas pode ser que valha a pena esperar, afinal, é de graça! Além dos cursos Cisco, existem uma série de outros, muitos deles em formato online. Vale a pena conferir.

Escola Virtual

Para se inscrever, clique no link “Inscreva-se!”, no lado esquerdo da página da instituição, preencha seus dados, selecione o curso e aguarde a confirmação da matrícula. Simples assim!

Cisco lança campanha de incentivo ao CCNA Security

Para encorajar os estudantes à buscarem a certificação CCNA Security, O NetAcad lança, a partir de 18 de Dezembro de 2009, um programa de incentivo. Por um tempo limitado (até 31-07-2010), estudantes do NetAcad que atingirem uma certa qualificação receberão vouchers com descontos significativos para o exame CCNA Security IINS (640-553). Estudantes que recentemente completaram o curso CCNA Security e se qualificaram para receber o voucher conseguirão ver, no ambiente do NetAcad, um link para solicitar o voucher em questão. O link deverá aparecer na página pessoal do Academy Connection.

Para maiores informações sobre como se qualificar e ter acesso ao voucher, questione seu instrutor do NetAcad ou acesse os FAQs.

PS: Uma outra boa notícia é que parece que todos os 3 exames de especialização CCNA (Voice, Wireless e Security) já se encontram disponíveis em Português, para os que quiserem se aventurar nestas novas certs…!



/////////////////////////

Fonte : Blog CCNA

Engenheiro de Software é a aposta para 2010

Uma pesquisa feita pela CareerCast apontou que a profissão de engenheiro de software e a segunda melhor em um ranking de 200 cargos variados.

A lista é baseada em pontuações específicas baseadas em fatores como ambiente de trabalho, salário, demandas físicas e stress.








“Com uma baixa taxa de desemprego, comparado com a média dos EUA, e crescimento projetado de 45% até 2016, a engenharia de software é uma das posições mais promissoras para 2010”, informou a CarrerCast.

Segundo a empresa que conduziu a pesquisa, nos ranking de ambiente de trabalho, os engenheiros de software ficaram em quinto lugar. Já no quesito stress, eles conseguiram entrar no top 30. Os fatores que realmente ajudaram o cargo foram o salário e a demanda física.

Os analistas de sistema ficaram com o terceiro lugar, enquanto que os desenvolvedores web aparecem apenas na 15ª posição.

A lista, publicada no Wall Street Journal, traz cargos com salários para os diversos níveis de experiência. Por exemplo, o valor inicial para os engenheiros nos EUA é de US$ 54 mil por ano.


-------------------------------------------


Bom pessoal essa matéria foi postada em Quinta-feira, 07 de janeiro de 2010 - 10h22

no site da InfoAbril, li a matéria e achei interessante por isso postei ela aqui.


grande abraço e fiquem com Deus.