O antivírus falso, conhecido como Security Essentials 2010, é na verdade o cavalo de troia Win32/Fakeinit, que instala um sistema de detecção responsável por interromper processos aleatoriamente, dizendo que eles estão contaminados.

“É normal ver os criminosos imitarem o Security Center. Por isso, acho inevitável ter um antivírus falso mascarado como algo similar ao Essentials. Só fico impressionado por ter levado tanto tempo”, afirma David Wood, especialista do Microsoft Malware Protection Center.
Uma vez ativo, o programa finge monitorar a máquina encontrando diversos vírus inexistentes. Na hora de fazer a suposta limpeza, ele pede para que o usuário compre a versão completa do produto.
“Como sempre avisamos, o nosso produto pode ser baixado e utilizado gratuitamente por clientes que usa cópias originais do Windows. Então, um produto que imita nossa solução e ainda pede pagamento não significa boa coisa”, aponta o analista.
Outro truque realizado pela ameaça é a troca do papel de parede do computador, que passa a exibir uma mensagem dizendo que o sistema está infectado. Alterações no registro impedem o usuário de alterar a imagem.
A empresa pede para que seus clientes façam o download apenas em sites confiáveis. Outra forma de se proteger é mantendo seus programas de segurança atualizados com as definições recentes de todas as ameaças.
Quer baixar o Microsoft Security Essentials original? Entre agora do Downloads INFO.

Nenhum comentário:
Postar um comentário